top of page
Search

O número seis de Lewis Hamilton

  • Writer: Automobile
    Automobile
  • Nov 10, 2019
  • 5 min read

Um…Dois…Três…Quatro…Cinco…Seis. Caro leitor, já são seis. Seis títulos de campeão do mundo de Fórmula 1 para o piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton. O mais recente título foi conquistado na décima nona prova do campeonato, que levou equipas e pilotos até aos Estados Unidos da América. O Circuito das Américas foi o palco onde tudo aconteceu, num traçado composto por três setores e duas zonas de DRS.

A grelha de partida viu Valtteri Bottas como senhor da pole position. O veterano da Ferrari, Sebastian Vettel, partiu de segundo na frente do holandês Max Verstappen. Quarta posição para Charles Leclerc, com o Mercedes de Lewis Hamilton a começar em quinto. Alexander Albon arrancou da sexta posição, na frente dos homens da Mclaren: Carlos Sainz – em sétimo – e Lando Norris – em oitavo. O Renault de Daniel Ricciardo partiu da nona posição, com o francês Pierre Gasly a fechar o top 10.

ree

Pé no acelerador para se dar início a mais um Grande Prémio de Fórmula 1. Todas as formalidades executadas e a luta pelos lugares mais altos da tabela classificativa rapidamente começou. Valtteri Bottas de primeiro partiu e em primeiro seguiu, com um excelente arranque que o colocou embalado na frente. O holandês da Redbull, Max Verstappen, de garras afiadas conquistou a segunda posição, com Lewis Hamilton a ser superior a Charles Leclerc, conseguindo roubar o terceiro posto ao jovem da Ferrari. Para Sebastian Vettel, o cenário não foi de todo positivo. Enquanto que todos os outros pilotos em pista colocaram, de facto, o carro em movimento, o alemão da Ferrari parecia parado no tempo. A verdade é que os pneus do monolugar da equipa italiana não atingiram a temperatura ideal. Logo, atingir velocidade suficiente para manter-se no segundo lugar não estava nos planos de Sebastian Vettel. A primeira volta da corrida viu o alemão a cair para a sétima posição, na frente de Lando Norris.

Não vou poder deixar de constatar o facto de que se noutras corridas temos assistido à estrela cintilante que abraça a Mercedes e que conduz os pilotos às vitórias, assiste-se também a Grandes Prémios em que a estrela mascara-se de diabo e vira-se para a equipa da Ferrari. Mais uma ronda do campeonato, onde nada parecia correr bem e, desta vez, a vítima foi Sebastian Vettel. A corrida do alemão apenas durou oito voltas, uma vez que o monolugar da equipa italiana apresentou problemas na suspensão. O piloto foi obrigado a dar por terminada a prova, num momento muito prematuro da corrida.

ree

Enquanto que a Ferrari competia com menos um piloto, a Mercedes mantinha os seus homens nas posições de liderança. Valtteri Bottas mantinha-se na primeira posição, com Max Verstappen a rodar em segundo. Lewis Hamilton seguia na terceira posição e o monegasco, Charles Leclerc, continuava na quarta posição sem hipóteses visíveis de roubar a posição ao britânico.

Lewis Hamilton chegou pela primeira vez ao lugar onde mais gosta de estar,  à liderança da corrida, na volta 15, depois do colega de equipa, Valtteri Bottas, e do Redbull de Max Verstappen se dirigirem às boxes, na volta anterior. Assim, Lewis Hamilton chegou à posição mais alta da tabela classificativa, com Charles Leclerc na segunda posição, Bottas a seguir em terceiro e Verstappen a rodar em quarto. Contudo, o finlandês da Mercedes mostrou os dentes ao monegasco da Ferrari e na zona da meta com DRS ligado ultrapassou, por fora, Charles Leclerc e ocupou o segundo posto. As ultrapassagens à equipa italiana não se ficaram por aqui e a luta entre os velhos conhecidos Charles Leclerc e Max Verstappen ditou a superioridade do piloto da Redbull que facilmente roubou o terceiro posto ao monegasco.

A Mercedes delineou a estratégia ao chamar Lewis Hamilton às boxes, na volta 24. Contudo, a personalidade forte do britânico falou mais alto e o piloto contrariou a ordem da equipa e continuou em pista. Já Valtteri Bottas, que seguia na segunda posição, recebeu luz verde da equipa para atacar o britânico. O finlandês aceitou a decisão e numa questão de segundos roubou a primeira posição a Lewis Hamilton que acabou a fazer a pitstop, uma volta depois, para calçar um jogo de pneus duros. A paragem de Hamilton acabou a favorecer Max Verstappen que ascendeu à segunda posição, com o britânico a seguir em terceiro. Ainda assim, a Mercedes descansou o piloto britânico ao confirmar a paragem extra de Valtteri Bottas, aumentando assim a esperança de mais uma vitória para Lewis Hamilton.

Nova mexida da Redbull que chamou Max Verstappen às boxes na volta 35, com a Mercedes a reagir com a pitsop de Valtteri Bottas. Lewis Hamilton ascendeu assim mais uma vez à liderança da corrida, com Valtteri Bottas em segundo e Max Verstappen em terceiro.

As posições da corrida decidiram-se apenas a cinco voltas do fim. Engane-se, portanto, quem pense que as posições estão fechadas nos primeiros momentos da corrida. Ainda que sem situações de força maior, como acidentes entre pilotos ou mesmo questões semelhantes à de Sebastian Vettel, a tabela classificativa só fica decidida, em definitivo, na última e derradeira passagem pela linha da meta. A melhor defesa é o ataque e a luta pela primeira posição que teve como protagonistas dois colegas de equipa: Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. O finlandês não deu descanso ao britânico. Como em água mole em pedra dura tanto bate até que fura, também Valtteri Bottas insistiu, persistiu e nunca desistiu. A ultrapassagem acabou mesmo por acontecer, na volta 52, e Valtteri Bottas foi o primeiro a cruzar a linha da meta.

ree

56 voltas completas ao circuito americano atribuíram mais uma dobradinha para a equipa da Mercedes. A terceira posição foi ocupada pelo Redbull de Max Verstappen, que conseguiu manter em quarto o piloto da Ferrari, Charles Leclerc. Quinta posição para Alexander Albon, com Daniel Ricciardo a terminar em sexto. Lando Norris foi sétimo, na frente do colega de equipa, Carlos Sainz. Nico Hulkenberg conquistou a nona posição, na frente de Sergio Perez a fechar o top 10.

ree

Ainda que não tenha terminado na primeira posição, Lewis Hamilton conquistou mais um título de campeão do mundo de Fórmula 1. O britânico já soma seis títulos no seu palmarés e não vai querer, com certeza, ficar por aqui. No que às contas do campeonato diz respeito, o mais recente campeão segue com um total de 381 pontos. Valtteri Bottas é segundo com 314 pontos, com Charles Leclerc na terceira posição com 249 pontos.

A próxima prova do campeonato leva equipas e pilotos até à terra do samba. O Brasil é o próximo destino da Fórmula 1, corrida a acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro.


Madalena Costa

Foto De Capa: Formula 1 Artigo corrigido por Rita Asseiceiro

 
 
 

Comments


 Automobile

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by The Halftimers. Proudly created with Wix.com

bottom of page