top of page
Search
  • Writer's pictureAutomobile

Daytona 500: Como funciona a qualificação para o "Super Bowl"

Chegou a tão aguardada semana em Daytona International Speedway. A CUP Series corre a sua maior corrida, a Daytona 500. Mas, antes da corrida de domingo existe uma forma única de qualificação para a Great American Race. Vamos lá perceber como se organiza a semana em Daytona.

Na terça há um sorteio que determina a sequência dos carros a sair para a pista na sessão de qualificação. Os 20 primeiros da temporada passada, em termos de pontos de donos de equipa, ficarão com os últimos 20 lugares na qualificação. Cada piloto tem direito a uma volta cronometrada e daí os dois mais rápidos constituirão a primeira linha da grelha de partida para a Daytona 500.

Kyle Larson conquistou a pole em 2022.

E o resto da grelha de partida? O resto vai batalhar em corridas, denominadas de Duels.

Os Duels decorrem na quinta-feira. As grelhas de partida para estas corridas são determinadas com as posições da sessão de qualificação (entre o terceiro melhor tempo e o 40.º). Duas corridas de 60 voltas cada uma (150 milhas/241.402km no total) à oval de Daytona.

A primeira corrida dos Duels determina a linha de dentro enquanto a segunda corrida dos Duels determina a linha de fora para a partida da Daytona 500. Nesta corridas, teremos 18 inscritos na temporada a tempo inteiro e 3 carros Open (não inscritos na temporada inteira).

Chandler Smith no #13 da Kaulig Racing, Zane Smith no #36 da Front Row Motorsports, Austin Hill no #62 da Beard Motorsports, Travis Pastrana no #67 da 23XI Racing e Jimmie Johnson no #84 da Legacy M.C. lutam por um lugar no grande espetáculo de domingo.


Mas, os carros Open como se qualificam?

Com 42 equipas no total, 40 lugares na grelha, duas equipas Open ficarão de fora. Os dois carros Open mais rápidos na sessão de qualificação estarão automaticamente na Daytona 500 sem precisarem de batalhar nos Duels por um lugar na Great American Race. Nos Duels, a melhor equipa Open classificada avança, uma por Duel. Se a melhor equipa já estiver apurada, fica o lugar para a segunda melhor equipa Open classificada.

E se chover?

Algo comum na NASCAR, e para quem não sabe, nas Superspeedways a chuva pode significar o atraso de uma sessão ou até o seu cancelamento. Se os Duels forem cancelados, os oficiais da NASCAR determinam os Open apurados através da qualificação de quarta-feira. No caso de apenas o segundo Duel ser cancelado, os oficiais da NASCAR determinam o melhor carro Open do primeiro Duel e os três melhores carros Open da qualificação. Se não houver eventos nenhuns, cancelados devido à chuva, a NASCAR segue o livro de regras (que não é publico).

Foto de Capa: NASCAR David Pacheco

bottom of page