top of page
Search

O desenho final da temporada de 2019

  • Writer: Automobile
    Automobile
  • Dec 5, 2019
  • 4 min read

A derradeira prova final da temporada de 2019 foi até ao circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. A 21ª grelha de partida deste ano viu o britânico Lewis Hamilton como senhor e dono da pole position. O Redbull de Max Verstappen partiu da segunda posição, com o jovem monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, a partir do terceiro posto. O veterano da Ferrari, Sebastian Vettel, arrancou da quarta posição.

ree

O arranque explosivo de Lewis Hamilton não deixou ninguém indiferente e o britânico rapidamente colocou o seu Mercedes na liderança confortável da corrida. Na luta por quem seguia na segunda posição estavam os já velhos conhecidos Max Verstappen e Charles Leclerc. Os dois pilotos têm vindo a habituar o público a disputas bastante acesas pelos lugares mais altos da tabela classificativa. Em Abu Dhabi, não foi diferente. O Redbull do holandês até parecia garantir a segunda posição. No entanto, Charles Leclerc não estava disposto a facilitar a vida a Max Verstappen e, de garras de fora, conseguiu ultrapassar o piloto da Redbull, seguindo na segunda posição.

A corrida manteve-se estagnada até às duas pitstops da Ferrari, ao abrigo da volta 12, com Sebastian Vettel a perder muito tempo na troca do pneu traseiro esquerdo. Desta feita, o alemão retomou a corrida atrás de Vallteri Bottas, o finlandês da Mercedes que partiu da última posição da grelha de partida. 

Max Verstappen calçou um novo jogo de pneus, na volta 25. O piloto da Redbull mostrou-se, contudo, inquieto e queixou-se do enorme atraso quando regressou à corrida e chegou a pedir uma solução à sua equipa. A inquietação tinha o nome de Charles Leclerc que, a esta altura, seguia na frente de Max Verstappen. Ainda assim, o holandês não demonstrava falta de ritmo e até estava a aproximar-se do monegasco.

A luta entre os velhos conhecidos jovens pilotos ditou a superioridade de Max Verstappen que conseguiu arrecadar a segunda posição. 

Lewis Hamilton liderou de fio a pavio e terminou a corrida no lugar de que mais gosta. A primeira posição do pódio ficou carimbada com as cores britânicas do campeão do mundo da temporada de 2019 de Fórmula 1. Max Verstappen mostrou os dentes a Charles Leclerc e garantiu o segundo posto, com o monegasco da Ferrari na terceira posição. Uma corrida sublime de Valtteri Bottas fez o finlandês da Mercedes viajar da última posição da grelha de partida para o quarto posto final, ficando a apenas um segundo de diferença do terceiro lugar de Charles Leclerc. Depois da segunda pitstop de Sebastian Vettel, o alemão conseguiu ultrapassar Alexander Albon e garantir o quinto posto, na frente do piloto da Redbull. 


ree

Ponto final na temporada de 2019 de Fórmula 1 que apresentou o desenho final das posições no campeonato. O já conhecido campeão, Lewis Hamilton, somou 413 pontos. Dobradinha da Mercedes nas contas finais com Valtteri Bottas a terminar no segundo posto com 326 pontos. O holandês, Max Verstappen, conquistou a terceira posição com um total de 278 pontos, conseguindo ficar na frente de Charles Leclerc, quarto classificado, que somou 264 pontos. O veterano alemão, Sebastian Vettel, terminou em quinto com 240 pontos.

Carlos Sainz foi o melhor classificado da Mclaren, garantindo a sexta posição com 96 pontos. Pierre Gasly, da Toro Rosso, surge imediatamente a seguir, com menos 1 ponto do que o piloto espanhol. Alexander Albon, piloto da Redbull, com 92 pontos, classificou-se na oitava posição. O Renault de Daniel Ricciardo terminou na nona posição com 54 pontos. Com menos dois, ficou o Racing Point de Sergio Perez, no décimo posto.

O Mclaren de Lando Norris, no décimo primeiro lugar, somou 49 pontos, mais seis do que Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, na décima segunda posição. A partilhar 37 pontos terminaram Dannil Kvyat e Nico Hulkenberg, sendo que o piloto da Toro Rosso ficou em décimo terceiro e o Renault de Hulkenberg em décimo quarto. Lance Stroll, piloto da Racing Point, terminou no décimo quinto posto com 21 pontos. Com menos um ponto classificou-se Kevin Magnussen da Haas. 14 pontos para o Alfa Romeo de Antonio Giovinnazi, na décima sétima posição. O Haas de Romain Grosjean, com oito pontos, terminou a temporada em décimo oitavo. Últimos dois lugares da tabela classificativa para os dois homens da Williams: Robert Kubica a somar apenas um ponto terminou em décimo nono e, sem qualquer ponto conquistado, no último posto ficou George Russell.

A temporada de 2019 de Fórmula 1 apresentou momentos para todos os gostos: corridas mais apáticas, corridas mais emocionantes, verdadeiras disputas pelos lugares da tabela classificativa entre os pilotos… Houve espaço para tudo um pouco. Imprevisível é talvez a palavra que melhor define esta temporada de Fórmula 1 que, nos momentos menos esperados, bombardeou os espectadores com emoções muitas vezes impróprias para cardíacos. Engane-se quem pense que todas as corridas assistem apenas ao cumprimento de número de voltas por parte dos pilotos. A temporada de 2019 mostrou lutas entre titãs, lutas entre velhos conhecidos jovens pilotos e verdadeiras surpresas a ocupar os três lugares do pódio.

Da parte do Três Dois Um é tudo relativamente ao campeonato de Fórmula 1. Tenho encontro marcado consigo, caro leitor, em Março de 2020 para o regresso de mais uma temporada que coloca em pista o rigor e a qualidade das dez equipas que preenchem a grelha de partida.

A temporada de 2019 de Fórmula 1 cruzou a linha da meta que gritou o nome de Lewis Hamilton, o britânico que conquistou mais um título de campeão.


ree

Madalena Costa


Foto De Capa: Formula 1 Artigo corrigido por Rita Asseiceiro

 
 
 

Comments


 Automobile

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by The Halftimers. Proudly created with Wix.com

bottom of page