top of page
Search

A DOBRADINHA DA MERCEDES NA AUSTRÁLIA

  • Writer: Automobile
    Automobile
  • Mar 20, 2019
  • 4 min read

ree

O dia finalmente chegou. Os olhos estavam todos postos em Melbourne, na Austrália.O campeonato do mundo de Fórmula 1 de 2019 teve início no Circuitto de Albert Park, onde os pilotos percorrem 58 voltas. O Grande Prémio da Austrália é o 998º da história da Fórmula 1.


Entre entrevistas iniciais aos pilotos, as últimas afinações nos carros, os últimos suspiros de nervosismo, houve tempo para se dedicar um minuto de silêncio a Charlie Whiting. O homem que mais lutou para tornar a Fórmula 1 e todos os desportos motorizados o mais seguros possível. Charlie faleceu no dia 14 de março, vítima de uma embolia pulmonar.


ree

Após os treinos livros veio a qualificação. A grelha de partida não apresenta grandes surpresas.

Sem grandes surpresas, a Mercedes a ocupar os dois primeiros lugares, no arranque da corrida. Destaque para Valtteri Bottas que, com um excelente desempenho, conquista o primeiro lugar à frente do colega de equipa, Lewis Hamilton. Sebastian Vettel e Charles Leclerc ocupam o terceiro e quarto lugares, respetivamente. Mas, logo na curva 1, para evitar o toque com Sebastian Vettel, Charles Leclerc é obrigado a travar, dando vantagem ao piloto da Redbull, Max Verstappen, que conquistou o quarto lugar.


O arranque não foi favorável a Daniel Ricciardo. O piloto da Renault, na tentativa de ultrapassagem a Sergio Pérez, perdeu a asa dianteira o que o colocou em dificuldades de travagem na curva 1. Não foi necessária a entrada do Safety Car, pelo que Daniel Ricciardo dirigiu-se às boxes.


O Mercedes de Lewis Hamilton foi cedo às boxes. Na volta 15 de 58, o britânico trocou para pneus médios e manteve-se assim durante o resto da corrida. Oito voltas depois, foi a vez do então líder da corrida regressar à box para a troca de pneus. O Redbull de Max Verstappen aproveitou e chegou a ocupar a primeira posição da corrida. No entanto, nada parecia parar Valtteri Bottas que, rapidamente, recuperou a liderança.


A prestação da Ferrari, neste Grande Prémio da Austrália, foi inconstante. As expectativas estavam altas depois da qualificação. Terceiro lugar para Vettel e quinto para Leclerc aproximavam, de certa forma, os pilotos de uma boa prestação na corrida. No entanto, a Ferrari não foi mais longe do que o quarto lugar de Sebastian Vettel e o quinto de Charles Leclerc. A esperança ainda teve no piloto monegasco. O colega de equipa de Vettel ainda chegou a alcançar a segunda posição depois da pitstop de Lewis Hamilton e Max Verstappen. Nesta fase da corrida, estava-se perante uma luta direta e renhida entre a Mercedes e a Ferrari: Botas (Mercedes) em primeiro, Leclerc (Ferrari) em segundo, Hamilton (Mercedes) em terceiro e Sebastian Vettel (Ferrari) em quarto. Contudo, a pitstop, na volta 29, de Charles Leclerc afasta a Ferrari dos primeiros lugares. O piloto monegasco cai para quinto lugar à frente de Pierre Gasly. Sebastian Vettel estava novamente atrás de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. A Ferrari estava, novamente, atrás da Mercedes e o cenário não parecia melhorar para Sebastian Vettel. O piloto alemão nem teve um mau início de corrida. No entanto, o Mercedes de Lewis Hamilton foi mais forte que o Ferrari de Sebastian Vettel, deixando-o à mercê da pressão de Max Verstappen. O piloto da Redbull não estremeceu e, num ápice, afastou, do terceiro lugar, Sebastian Vettel, na curva 3 da volta 31.


Atrás dos pilotos de topo, destaca-se o Haas de Kevin Magnussen que garantiu o sexto lugar. Nico Hulkenberg e Kimi Raikkonen foram os protagonistas da luta acesa do sétimo lugar. O Renault de Hulkenberg levou a melhor do Alfa Romeo de Raikkonen e empurrou o piloto finlandês para oitava posição.


Uma estreia positiva para Lance Stroll que, ao conquistar a nona posição, conseguiu dois pontos para a equipa da Racing Point. Pela décima posição existiu uma luta renhida entre o Toro Rosso de Kvyat e o Red Bull de Pierre Gasly. Apesar da constante pressão feita pelo francês, Kvyat não vacilou e levou à melhor  do Redbull de Gasly. Na classificação geral, o Torro Rosso de Kvyat conquistou o 10º lugar, empurrando o francês para a 11º posição.


O piloto britânico Lando Norris foi o melhor dos pilotos estreantes da temporada. Norris conquistou a 12º posição da tabela classificativa.


Os instantes finais da corrida não foram fáceis para Lewis Hamilton que sofria a pressão intensa de Max Verstappen, na luta pelo segundo lugar. Luz verde para a Mercedes, quando, na abordagem da curva 1, na volta 48, Max Verstappen sofre um desvio da pista, o que dá uma maior vantagem ao Mercedes de Lewis Hamilton, garantindo o segundo lugar.


A primeira baixa da temporada é do Mclaren de Carlos Sainz. Problemas no motor da Renault do piloto espanhol, na volta 11, fez com que o carro sofresse um princípio de incêndio na parte traseira. Contudo, registaram-se mais duas baixas neste Grande Prémio. Depois de um mau arranque de Ricciardo, o piloto da Renault, na volta 31, desiste da corrida por problemas no carro. E a ainda Romain Grosjean que, depois da roda dianteira esquerda ter sido mal apertada na paragem das boxes, foi obrigado a desistir da corrida.


A classificação geral da corrida foi:


ree

Nada parece arrancar a Mercedes dos primeiros lugares do pódio. Valtteri Bottas regressa às vitórias e dá a resposta perfeita à temporada de 2018, uma temporada sem vitórias. O piloto finlandês pretende fazer voltar o piloto que foi no ano de 2017, ano em que venceu o seu último Grande Prémio em Abu Dhabi. O piloto britânico, Lewis Hamilton, não consegue mais do que o segundo lugar. E no terceiro lugar, o suspeito do costume, Max Verstappen, a colocar, novamente, a Redbull Honda numa boa posição, no campeonato.


Nas contas finais, destaque, uma vez mais, para a Mercedes a ocupar os dois primeiros lugares. Primeiro, Valtteri Bottas, com 26 pontos. O colega de equipa, Lewis Hamilton, é segundo com 18 pontos. E, sem grande margem de diferença, o Redbull de Max Verstappen com 15 pontos.


O próximo Grande Prémio realiza-se no dia 31 de Março, no circuito Sakhir, no Bahrain.



Madalena Costa


Foto de capa - Fonte - Facebook Fórmula 1

Artigo corrigido por Rita Asseiceiro

 
 
 

Comments


 Automobile

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2023 by The Halftimers. Proudly created with Wix.com

bottom of page